Voltar
Home Blog Voltar

A eficácia da comunicação é seu poder de transformação

Postado em: 03/09/2010 por Flávio Schmidt
 
Aproveitando a publicação da entrevista de Carlos Mestieri, gostaria de abordar o tema Comunicação Eficaz. 
 
Uma empresa comunicou a todos os seus gerentes administrativos e comerciais que a partir daquele momento o foco comercial seria voltado para os negócios internacionais. Que não abandonaria o mercado interno, mas que as vendas deveriam ser dirigidas para demanda internacional. Três dias depois, os gerentes foram reunidos para discutir novas estratégias de atuação para esse novo foco. Na abertura da reunião, dois gerentes, separadamente, defenderam a importância do mercado interno, apresentando idéias de fortalecimento desse mercado. O diretor interveio e perguntou: vocês não receberam a carta do presidente e o comunicado da diretoria sobre o nosso novo foco? Essa reunião não é para discutir estratégias para o mercado interno, mas sim para o mercado internacional. O que vocês estão fazendo aqui?
 
A comunicação aconteceu, os gerentes receberam os comunicados e os leram, mas não houve mudança de comportamento. O efeito da comunicação não alcançou seu objetivo. Onde está o erro? Você saberia avaliar em que momento ocorreu essa falha?
 
Como diz o título, a Comunicação Eficaz é aquela que transforma. É aquela que muda a atitude das pessoas. Se a comunicação apenas muda as idéias das pessoas, mas não muda suas atitudes, então a comunicação não atingiu seu resultado. Ela não foi eficaz.
 
Na verdade, toda comunicação deveria ser eficaz, mas não é. Porque na maioria das vezes a comunicação informa, informa, mexe com as opiniões das pessoas sim, mas não promove nenhuma mudança. Tenho clientes que reclamam do resultado final de seus trabalhos. Eles alegam que os colaboradores da empresa e até mesmo externos não reagem à comunicação que recebem.
 
Um amigo confidenciou: “tenho a sensação de que trabalhei o ano inteiro e nada mudou. Vou ter que repetir tudo outra vez.”
 
O que você espera como resultado quando você faz a sua própria comunicação? Você quer que as pessoas ignorem a sua informação, leiam e sigam em frente, leiam e retornem com um feedback positivo, elogiem sua atuação e você, que repliquem sua informação e que seu projeto e você fiquem famosos? Ou você quer que as pessoas mudem de idéia e de comportamento. Que elas sigam e reajam em relação àquilo que você está comunicando?
 
Esse é o ponto. Você sabe quanta comunicação é praticada no mercado, que muda a idéia das pessoas, mas não muda o comportamento delas?
 
Você não acha que o mundo atual não pode prescindir de uma comunicação eficaz? O que você pensa sobre isso?
 
Mande seu comentário.
 
 
 
Resultado da Enquete
 
No mês de agosto, apresentamos a enquete sobre qual tema que você gostaria de discutir em maior profundidade e o resultado foi muito interessante.
 
Quase que igualmente, todos os temas foram votados. Para você ter uma idéia, dois deles ficaram empatados.
 
Veja o resultado percentual dos temas:
 
Comunicação Interna                18%
Auditoria de Opinião                  21%
Prevenção de Crises                 21%
Treinamento em Comunicação    20%
Com de Sustentabilidade           18%
 
Foram mais de cem registros, distribuídos equitativamente. Isso demonstra que esses temas fazem parte do dia a dia dos profissionais e que são reconhecidos como importantes no escopo de trabalho das empresas e instituições.
 
Nesse mês de setembro estamos falando de Comunicação Interna Eficaz e pretendemos aprofundar mais esse assunto. Se você quiser participar, mande suas sugestões e idéias de temas sobre comunicação interna. Vamos falar sobre tudo o que for de interesse de vocês.
 
Aproveito para lembrar que este mês teremos o curso de Comunicação Interna Eficaz. Recomendo que você participe. Inscreva-se Aguardo seu contato.
 
Um abraço
 
Flávio



Deixe um comentário

* Campos Obrigatórios

Entre em contato conosco pelo formulário abaixo:

Nome: * Nome (obrigatório)
Email: * Email (não será publicado) (obrigatório)
Mensagem:
*














Voltar Home Topo
Audemars Piguet replica watches Rolex Replica Watches www.replicareps.com
Copyright ? Todos os Direitos Reservados
Pro Imagem e Universo RP são marcas registradas.

Desenvolvimento
W2 Websites

IWC Replica Watches Richard Mille Replica Watches breitling replica watches Patek Philippe Replica Watches Rolex Replica Watches